Fotos de tania vasques

Date: 15.10.2018, 03:26 / Views: 82553

Закрыть ... [X]

Sala de aula:

Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática é preciso ter retomado o conceito de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), etc.
 

 

Laboratório de informática!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/tiras/index.html

onde eles irão encontrar um material de frações, composto de tiras de diversos tamanhos. Oriente-os para que realizem as atividades propostas na mesa virtual, para isso eles deverão arrastar as tiras de frações com o mouse.
Apresente aos alunos as atividades a seguir, pedindo para que as transcrevam para uma folha de papel.

1) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de  , depois a de , ,  e . Questione:

a) "Na tira de quanto falta para formar um inteiro? Como podemos escrever essa operação usando os símbolos matemáticos" (aqui você estará esperando que eles escrevam . Aproveite para mostrar que um inteiro poderá ser escrito na forma de fração, onde o numerador é igual ao denominador). Repita essa questão para outros denominadores e também para outras frações, como por exemplo, quanto é preciso adicionar a  para se ter ?

2) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de , e peça para que complete um inteiro com mais outras duas tiras. Quais seriam? (Aqui eles poderão enco ntrar como resposta que: ). Questione:

a) "Como podemos escrever essa operação? Quais seriam o numerador e o denominador do resultado?" (aqui surgirá a necessidade de representar a fração por uma fração equivalente de denominador 12).

 

Repita essas atividades, para que a soma de outros resultados, por exemplo, qual tira é preciso adicionar a para se obter ou ?

 

 

Dicas e Sugestões


Professor, procure trabalhar a adição de frações usando frações equivalentes para resolvê-las, ao invés do tradicional mmc (mínimo múltiplo comum), assim, você estará dando oportunidade para que os alunos possam resolver de maneiras diferentes e encontrem a sua própria estratégia de resolução. Lembre-os apenas que, se quiserem encontrar todos, a mesma representação da fração, é preciso simplificá-la.

Outra dica, seria confeccionar com os alunos um material de frações, com denominadores 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 10.
 

Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e/ou do algoritmo e também as anotações feitas na folha. Além disso, você pode criar outras adições e pedir para que resolvam usando ou não um material concreto.





ШОКИРУЮЩИЕ НОВОСТИ



Related news


Que factores intervienen en la fotosintesis
Fotos von digitalkamera auf tablet
Fotos de flores naturales y sus nombres
Fotos de anginas inflamadas
Fotos del equipo pachuca
Los animales mas bonitos del mundo fotos
Back to Top